02 julho 2008













Transforma-se o amador na cousa amada,

Por virtude do muito imaginar;

Não tenho logo mais que desejar,

Pois em mim tenho a parte desejada.


Se nela está minha alma transformada,

Que mais deseja o corpo de alcançar?

Em si sómente pode descansar,

Pois consigo tal alma está liada.


Mas esta linda e pura semideia,

Que, como o acidente em seu sujeito,

Assim co'a alma minha se conforma,


Está no pensamento como ideia;

E o vivo e puro amor de que sou feito,

Como matéria simples busca a forma.



Luís Vaz de Camões

2 comentários:

Anónimo disse...

A lírica camoniana é uma filigrana de poesia, filosofia e génio, servida por um genial formalismo. Nada fácil.

Anónimo disse...

Sem a precisão literária e a conceptualização do comentário que antecede o meu, eu direi com igual convicção: ah Camões, Camões, génio do caraças! C